Texto e fotografias de Maria Cristina Recchia
Os rituais e as tradições natalícias da Puglia são realmente interessantes e merecem ser destacadas, principalmente, pela conservação da história de milagres e lendas que envolvem as catedrais, basílicas, santuários e dentro das casas de seus habitantes.
A tradição natalícia começa efetivamente a partir do dia 08 de dezembro o qual é festejado o dia da “Immacolata Concezione della Beata Vergine Maria” proclamada pelo Papa Pio IX em 08 de dezembro de 1854.
Neste dia, muitas famílias preparam o presépio de Natal dentro de suas casas. Alguns aderem a árvore de Natal e outros fazem ambos, mas na maioria o que prevalece é, sem dúvidas, o presépio.
O presépio que vou mostrar nesse texto foi construído por Marilú, moradora de Polignano a Mare e filha de um tradicional “fornaio” (padeiro).
Ela me explicou, com muita satisfação, que a cada ano ela inventa algo para enriquecer o presépio: o marceneiro, o padeiro, a quitanda…muitas peças foram compradas mas a igreja, a casa, as vendinhas, o padeiro e seus pães e muitos outros detalhes como os cachos com tomates, cobertas e toalhinhas foram feitos artesanalmente por ela mesma com a ajuda de seus filhos e muito papelão, cola, pincel e obviamente vontade e criatividade!
O mais interessante é que criar um presépio como esse da Marilú é uma viagem no tempo! Um tempo muito distante da realidade que vivemos hoje mas que ainda é conservado por muitos habitantes da Puglia!
A importância de reviver as tradições a cada ano que passa alimenta a inflência que o passado exerce em nossas vidas.
Já vi muitos presépios mas o da Marilú me emocionou muito!
A partir de outubro é possível encontrar estátuas para decorar o presépio em muitas lojas: animais, fontes, casinhas, luzes, São José, Maria, o menino Jesus e tudo que envolve o cenário natalício.
Preparar o presépio aguça muito a criatividade dos italianos: tem quem os prepara no chão, na mesa, enfim pequeno ou grande , tudo é feito com devoção.
Seguindo a tradição o presépio deve ser desmontado no dia 02 de fevereiro que é o dia da Candelora (Festa das velas). As velas são abençoadas como símbolo de Cristo para iluminar as pessoas.
O menino Jesus é colocado no presépio junto a Maria e José somente na véspera da noite de Natal com uma oração.
Espero que como eu, o presépio da Marilú também tenha emocionado você!
Acompanhe o blog Vem pra Puglia para saber mais detalhes das tradições natalícias da Puglia!