Arroz, batatas e marisco!!! Receita tradicional pugliesa.
Em Polignano a Mare, é fácil encontrar peixarias que abrem os mariscos para a preparação de pratos como este. No Brasil, é difícil encontrar peixarias que saibam abrir corretamente e fazê-lo em casa é muito simples: Coloque os mariscos em uma panela larga, dê preferência às de teflon. Tampe a panela e apenas abafe os mariscos. Poucos minutos depois, abra a panela para conferir se os mariscos começaram a abrir e certifique-se que todos estejam quase abertos. Eu digo “quase” porque é importante conservar a água que evapora quando o marisco está sendo cozido para ajudar na preparação do prato. Se ele cozinhar muito, a água dele será totalmente eliminada. Ele estando “meio aberto” é melhor para abri-lo.
Ingredientes:
– 1 kg. De mariscos abertos ou seja sem a parte superior da casca (veja foto)
– 7/8 tomates cerejinhas
– 3/4 batatas médias cortadas em rodelas
– Alho, cebola e salsinha picadas a gosto
– azeite, sal ou tablete de caldo de legumes e pimenta do reino
– 0,150 gr. De arroz (equivalente a 1 ½ copo ) e a medida equivalente de água para o cozimento do arroz italiano (essa medida pode variar para o arroz no Brasil).
Preparo
Em uma assadeira espalhe uma parte do alho, da cebola, da salsinha e dos tomates e coloque um pouco de azeite. Cubra-os com a metade das batatas cortadas em rodelas por toda assadeira. Por cima das batatas, distribua com a metade dos mariscos já abertos e em seguida espalhe todo arroz por cima.
Coloque por cima do arroz o restante dos mariscos e espalhe novamente sobre tudo o resto dos outros ingredientes: alho, cebola, salsinha, tomates e pimenta do reino.
Cubra novamente com o restante das batatas, salpique queijo ralado, pimenta e azeite, adicione a água e cubra com papel alumínio. Coloque no fogo para ferver e enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°.
Quando começar a ferver, retire o papel alumínio e termine o cozimento no forno. Aproximadamente 15 a 20 minutos e pronto!
Você também pode dissolver um tablete de caldo de legumes ao cozinhar o arroz. Lembre-se que as batatas também serão cozidas junto com o arroz. Por isso utilizo um pouco da água dos mariscos no cozimento.
Se preferir usar o sal ao invés do tablete de caldo, espalhe-o por toda assadeira na quantidade que você está acostumada. Para 1 copo de arroz eu usei 2 copos de água.
O arroz não poderá secar totalmente, ao contrário, deverá ficar um pouco cremoso.
Embora pareca complicado, é um prato muito fácil de fazer e delícioso principalmente acompanhado com um bom vinho. Prove, você vai gostar!