Testo e fotografias de M. Cristina Recchia
Alguém sabe o que é vinho de meditação?
Vinho de meditação é um tipo de vinho servido depois de uma refeição. Pode ser acompanhado com doces ou simplesmente sem nada. Possui um sabor e perfume intenso que requer calma no momento da sua degustação. São vinhos, geralmente, doces e com grau alcoólico elevado.
Muitos são os tipos de vinho de meditação, como: Passito di Pantelleria, Brunello di Montalcino, Barolo entre outros. Outros vinhos licorosos mais envelhecidos como Porto, Sherry ou Marsala também são vinhos de meditação.
Na Puglia, o Moscato di Trani, também está na lista de vinhos de meditação mas o que você, talvez, não saiba é que o vinho primitivo pugliese também entra nesta lista!
Estou falando do “vino Sessentanni primitivo di Manduria DOP” da @sanmarzanowines que também é excelente para harmonizar com pratos robustos e a base de carne.
Vou falar da minha experiência (que não é de grande entendedora de vinhos mas grande apreciadora).
Provamos, pela primeira vez o Sessentanni há poucos anos atrás, quando nos foi servido em uma masseria no final de um almoço. Seu sabor me conquistou!
Obviamente, este vinho entrou na minha casa e quando o abri, pela primeira vez, era um vinho perfeito para acompanhar o almoço. Mas se depois de aberto e bem conservado, este vinho irá se transformar e… depois de alguns dias, será uma deliciosa surpresa degustá-lo sem pressa!
Gostaram da dica?
Se você tem planos de conhecer a Puglia, o Vem pra Puglia pode organizar sua viagem! Escreva-nos e solicite maiores informações.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.
Até o próximo post!