Considero um prato elegante na aparência e delicado no sabor pois, como todo risoto italiano, a principal característica é a sua cremosidade. Não pense na dificuldade em prepará-lo porque para fazer o risotto é preciso de 3 a 6 alcachofras no máximo, depende da quantidade de pessoas que irão saborear. Procure usar 1 alcachofra por pessoa , então se o risotto será servido para 4 pessoas você usará 4 alcachofras.
1° etapa, preparar as alcachofras:
Antes de começar a cortar as alcachofras, prepare uma vasilha com água e o suco de 1 limão (dê preferência ao limão siciliano). As alcachofras depois de cortadas escurecem e o limão vai impedir a oxidação delas. Use o limão também nas mãos para não escurecer a ponta dos dedos.
Corte o cabo da alcachofra e comece a tirar as pétalas até que a cor delas comece a alterar. As pétalas mais externas da alcachofra são mais escuras e duras e a medida que elas começam a clarear , significa que elas são mais macias e que está perto do coração dela.
Se a alcachofra não estiver no ponto, no coração dela você encontrará uma parte mais seca e parecida com espinhos ou pelinhos que não fazem mal nenhum mas é melhor retirá-los com a ajuda de uma faca. Se ela for fresca, esta parte estará macia e não haverá necessidade de ser retirada.
Corte a ponta da alcachofra, aproximadamente 2 cm, elimine da sua base os restos das pétalas, corte-as em quatro partes e coloque-as imediatamente na água com o limão. Coar antes do cozimento.
Ingredientes:
Alho
Sal, azeite e salsinha picada
4 a 5 alcachofras
250 gr de arroz
Bacon defumado (optativo)
Queijo ralado
Margarina ou manteiga (optativo)
Preparo
Refogue no azeite dois dentes de alho com cubos de bacon defumado e em seguida acrescente as alcachofras já lavadas e coadas. Esfume com um pouco de vinho branco ou whisky.
Acrescente água até cobri-las, coloque sal, pimenta do reino e salsinha picada.
Cubra-as com a tampa da panela e abaixe a chama para média-baixa e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos.
Enquanto isso prepare o arroz preferêncialmente colocando o caldo de legumes ao invés do sal e prestando atenção porque nessa receita ele precisa estar ao dente.
Passados 15 minutos do cozimentos das alcachofras certifique-se que elas estão quase macias, caso contrário deixe-as cozinhar mais um pouco.
Quando as alcachofras estiverem macias e o arroz estiver ao dente então abaixe a chama das alcachofras e apague a chama do arroz.
Coe o arroz e coloque-o dentro da panela com as alcachofras. Mexa delicadamente e deixe poucos minutos para finalizar o cozimento prestando atenção para a água não secar.
Desligue a chama, acrescente (se quiser) uma colher de manteiga ou margarina e salpique 2 a 3 colheres de queijo ralado. Misture e sirva!
O vinho branco é uma excelente opção para acompanhar esse risotto.
Ajude o blog Vem pra Puglia! Se você gostou da receita compartilhe e Eu te agradeço!