Conhecido como “calzone di cipolla”, se trata de uma torta recheada com um refogado de cebolas. É uma receita antiga ligada à tradição da culinária pugliesa. Seu perfume é único e para mim, particularmente, tem perfume de “mãe”.
Aqui ela é encontrada facilmente principalmente nos vários fornos espalhados pelas cidades pugliesas. As receitas são tantas, cada um tem um “jeito” para prepará-la: tem quem prepara a massa com azeite e vinho branco e tem quem usa água ao invéz de vinho. Tem quem prepara o recheio com “cebolinha” e quem prepara com cebolas brancas, ou roxas ou douradas. Quem coloca “anchovas” e até erva-doce.
Enfim, a receita que vou mostrar é a que , desde criança, vi minha mãe preparar.
Ingredientes para a massa:
– 250 gr de farinha
– ½ copo de azeite
– ½ copo com aproximadamente ¾ de vinho branco e ½ de água morna
– sal
– papel vegetal (optativo)
Preparo:
Misturar o azeite, o sal, o vinho e a água morna num recipiente e adicionar aos poucos a farinha até obter uma massa homogênea.
Deixe a massa descansar e enquanto isso prepare o recheio.
Ingredientes para o recheio:
– 500 gr de cebola picadas
– 5/6 tomates cerejinhas
– azeitonas pretas sem caroço
– azeite, pimenta do reino, sal e óregano
Preparo:
Refogue bem todos os ingredientes em uma panela e deixe esfriar.
Para preprarar a torta
Cortar a massa preparada anteriormente pela metade e estender em duas partes, com tamanhos iguais, com a ajuda de um rolo. Uma parte da massa será utlizada como base para o recheio de cebolas e a outra para cubrir. Na base é necessário fazer alguns furos com o garfo antes de colocar o recheio.
Depois de espalhar o recheio por toda a base, cubra-a com a outra parte da massa fechando as bordas e apertando delicadamente a parte de baixo sobre a parte de cima.
Em seguida, no centro da torta, com a ajuda de uma tesoura faça um pequeno corte para que o vapor criado dentro da torta possa sair.
Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por aproximadamente 30 minutos ou até que a torta apresente um aspecto dourado.
E é pronto o calzone de cebolas da D. Laura!
Você gostou dessa receite? Ajude-me a divulgar o trabalho do blog Vem pra Puglia e compartilhe!
Obrigada por visitar o blog!