Um prato , particularmente, delicioso!
Ingredientes:
– 6 alcachofras
– 3 ou 4 batatas cortadas em cubinhos (ou do jeito que preferir)
– 5 ou 6 tomates cerejinha
– 300 gr. De pão envelhecido
-100 gr. De queijo ralado
– Sal, alho picado, pimenta do reino, salsinha picada e azeite (a gosto)
– Água
Preparo
1° etapa: Preparar o recheio.
Coloque o pão envelhecido para amolecer com um pouco de água para preparar o recheio.
Quando o pão absorveu a água, esfarele-o e aperte-o para retirar o excesso d’água.
Misture ao pão esfarelado com 100 gr. De queijo ralado, salsinha, pimenta do reino, sal a gosto e 1 ovo até tomar consistência. Atenção: a massa precisa ser firme para não se desmanchar no cozimento.
2° etapa, preparar as alcachofras:
Antes de começar a cortar as alcachofras, prepare uma vasilha com água e o suco de 1 limão (dê preferência ao limão siciliano). As alcachofras depois de cortadas escurecem e o limão vai impedir a oxidação delas. Use o limão também nas maõs para não escurecer a ponta dos dedos.
Corte o cabo da alcachofra e comece a tirar as pétalas até que a cor delas comecem a alterar. As pétalas mais externas da alcachofra são mais escuras e duras e a medida que elas começam a clarear , significa que elas são mais macias e que está perto do coração dela.
Corte a ponta da alcachofra, aproximadamente 2 cm, elimine da sua base os restos das pétalas e corte-as na metade e coloque-as imediatamente na água com o limão.
Se a alcachofra é envelhecida, no coração dela você encontrará uma parte mais seca e parecida com espinhos ou pelinhos que não fazem mal nenhum mas é melhor retirá-los com a ajuda de uma faca. Se ela for fresca, esta parte será macia e não terá necessidade de ser retirada.
3° etapa:
Prepare a assadeira adicionando o alho, as batatas, os tomatinhos, salsinha , pimenta do reino e sal.
Em seguinda, enxague bem as alcachofras e com a ajuda de uma colher, pegue um pouco do recheio preparado anteriormente e entre as mãos faça uma bolinha. Pressione a bolinha do recheio sobre sobre a metade da alcachofra e pressione delicadamente. Coloque-a na assadeira junto com os outros ingredientes. Faça o mesmo procedimento com o resto das alcachofras.
Aqui na Itália, é comum comer o cabo da alcachofra. Descasque-o bem deixando somente o miolo dele.
No meu caso, a massa do recheio sobrou então aproveitei para fazer algumas porpetinhas e coloquei junto com todos os ingredientes.
Adicione água suficiente para quase cobrir as alcachofras sem chegar ao recheio. Espalhe azeite por cima e cubra a assadeira com papel aluminio. Leve ao fogo para uma breve fervida.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°.
Quando começar a ferver, retire a assadeira do fogão e leve-a ao forno por aproximadamente 30 minutos. Faça atenção para que a água não seque.
Para preparar este prato, levei, aproximadamente, uma hora e meia e valeu a pena! Adoro alcachofras e espero que você tenha gostado!
Bom apetite!